quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Alimentos e nutrientes

Para uma alimentação saudável, é indispensável o equilíbrio do organismo, isto é, à regulação do sei meio interno. É muito importante compreender a importância de uma boa alimentação mas para isso é necessário conhecer os alimentos.

Alimento-  Produto natural ou artificial transformado, utilizado pelo organismo como fonte de matéria e de energia para a realização das suas funções vitais, como o crescimento, o movimento corporal, ou o trabalho corporal.
Exemplos de alimentos são: os frutos, a carne, o peixe, os ovos, o azeite, entre outros.

Todos os alimentos são constituídos por nutrientes. A digestão dos alimentos liberta os nutrientes, que são absorvidos pelos órgãos digestivos e distribuídos a todas as células do corpo.

Nutriente- Substancia constituinte dos alimentos, utilizada no metabolismo celular.

Os prótidos, os glúcidos , os lípidos e as vitaminas são nutrientes orgânicos , uma vez que as suas moléculas , geralmente organizadas em cadeia, são formadas por átomos de carbono ligados a átomos de hidrogénio e, frequentemente, a oxigénio, azotoenxofre e fósforo. Estes nutrientes costumam ser associados aos sistemas biológicos.
Os minerais e a água  são exemplos de nutrientes inorgânicos pois, embora façam, igualmente, parte da constituição do corpo humano, as suas moléculas não apresentam a  estrutura e a composição química características das moléculas orgânicas.


Funções dos Nutrientes


Cada nutriente desempenha funções específicas no corpo humano mas, em geral, costumam ser agrupadas em nutrientes energéticos, nutrientes plásticos e nutrientes reguladores.

Função energética- Os nutrientes energéticos são fonte de energia química para a realização das diversas atividades e funções do  organismo. Sem eles, as células não poderiam realizar o seu trabalho e, consequentemente, o corpo deixaria de funcionar. Atividades  como estudar, trabalhar ou regular a temperatura corporal seriam impossíveis.